quinta-feira, 12 de agosto de 2010

POR QUE RESTAURAÇÃO DO ALTAR???


O livro de Esdras e Neemias falam de restauração. Restauração é um dos temas básicos da Bíblia. Em Jesus, Deus restaurou a criação caída. Na sua primeira vinda a igreja gloriosa quase foi formada. Mas logo entraram em declínio e apostasia, e por isso precisamos novamente de restauração antes da segunda vinda de Cristo. Se temos uma visão do plano de Deus, procuraremos fazer parte do processo de restauração que ele está realizando hoje.

A passagem de Esdras 3.1-6 fala de um elemento primordial da restauração: o altar. As coisas de Deus são organizadas; nada é por acaso. A primeira coisa que os filhos de Israel foram dirigidos a fazer foi levantar o altar. Do nosso ponto de vista, as coisas deveriam ser diferentes. Primeiro levantaríamos os muros para nos proteger dos inimigos, depois faríamos a casa, e por último o altar. Mas na ordem de Deus construíram primeiro o altar, depois lançaram os alicerces da casa e a edificaram (com dificuldade e uma interrupção de 16 anos) e finalmente na geração seguinte é que levantaram os muros. Vemos que a obra de restauração requer paciência.

O altar, então, deve ser levantado antes de construir a casa, pois será uma proteção melhor contra os inimigos do que os muros. Depois do altar, poderemos construir a casa, formar a cidade e estabelecer o reino.

A obra principal de Elias (considerado o profeta da restauração) foi restaurar o altar do Senhor (1 Rs 18.30), o lugar da adoração. Depois do dilúvio a primeira coisa que Noé fez foi levantar um altar ao Senhor – para começar tudo de novo (Gn 8.20).

O que é a restauração do altar?

O altar é o local de morte. É ali que nossa vida é colocada como um sacrifício para Deus. No altar nós morremos para as nossas próprias convicções, vontades, desejos, expectativas, etc... No altar morremos para a nossa vida a fim de podermos viver uma nova vida para com Deus. No altar tem fim o velho homem. O desejo do coração do Eterno é que, após termos um verdadeiro encontro com Ele, possamos verdadeiramente morrer. Quando o sacrifício queimava, subia um cheiro que se desprendia da vítima! E é isso que o Eterno espera, que quando nossa vida for a ele oferecida, possamos liberar um cheiro suave a fim de agradarmos ao Senhor! Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o Senhor, cheiro suave; uma oferta queimada ao Senhor (Êx 29:18).

A ação principal de Elias, o profeta que representa restauração, foi restaurar o altar do Senhor. A primeira iniciativa de Zorobabel, Neemias e Esdras ao voltarem da Babilônia para construir a casa de Deus foi levantar o altar.

Sem uma posição definida de ouvir a voz de Deus e depender inteiramente dela, nada de valor pode ser realizado na obra de Deus.

Aqui na terra Jesus vivia numa posição de total dependência em Deus. Noite e dia ele era “todo ouvidos” para Deus. Não fazia nada sem ver o Pai fazê-lo primeiro. A base de sua vida era uma posição de incessante comunhão com Deus – e isso é o altar.

É a restauração do homem. Deus restaura o homem da queda e do pecado, justificando-o, santificando-o e glorificando-o. Ressuscita-o de entre os mortos. Dá-lhe corpo novo, revestido de incorruptibilidade e de imortalidade (1 Co 15.53). Torna-o igual a Jesus Cristo (Rm 8.29-30; 2 Co 3.18; Fp 3.20-21; 1 Jo 3.2).

O que significa restaurar o altar?

Significa restaurar a comunhão com Deus e com o seu povo, a Igreja. Significa restaurar aquilo que um dia cremos (nossa sã doutrina), e vivemos (nossa prática), mas que por alguma razão abandonamos ao total desapreço. Portanto a restauração do altar é uma recuperação daquilo que está esquecido, obscurecido. A restauração repara nossa vida espiritual. Restaura o nosso fervor, nosso ânimo e nossa paixão pelo Senhor e pelas coisas do Reino.


Conclusão

A função principal da igreja hoje é expressar Deus ao mundo através de sua vida e ações. Mas para isso ela necessita urgentemente ouvir a voz de Deus numa base contínua e permanente. Como isto poderá acontecer? Através da RESTAURAÇÃO DO ALTAR.

5 comentários:

  1. Precisamos receber continuamente a palavra de Deus sem camuflagem e isso só é possível através do
    altar.Podem existir problemas e inimigos, mas se temos a palavra de Deus tudo será
    superado. Só através cristão que tem compromisso com a verdade clara teremos força para levantar a casa de Deus e
    estabelecer a cidade e o reino. O altar não deve ser uma crise, mas uma experiência
    contínua. EU CREIO NESSE MINISTÉRIO!!! GLORIA A DEUS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!

    Passei para dar as boas vindas da UBE.

    Deus os abençoe e prospere vossa obra, assim como fez a Neemias.

    ResponderExcluir
  3. Paz e Graça.

    Cabe-nos a verdadeira restauração na Palavra, blog abençoado, que o Senhor continue a derramar bençãos em tua vida.

    Amém

    ResponderExcluir
  4. Sou Vereador, (Líder PSC) fui empossado em primeiro de fevereiro de 2007 e reeleito em 2008.
    De convicção cristã, casado, pai de dois filhos, Pastor Auxiliar na Igreja Assembléia de Deus – Ministério Ibes - Vila Velha, ES, aonde sou membro há 27 anos e ocupei os cargos de Diácono, Evangelista e Presidente da Juventude, atualmente ocupo o cargo de 4º Vice – Presidente da CADEESO (Convenção das Assembléias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros).

    ResponderExcluir
  5. Olá, quero te adicionar na minha lista de amigos,
    Sou Lauriete Rodrigues de Almeida, nascida no dia 23 de fevereiro de 1970 em Vitória-ES, filha de Joaquim de Jesus Pinto e Laurinete Amélia Rodrigues Pinto e tem dois irmãos, Levi e Áquila. Sou casada com Reginaldo Almeida e temos uma filha chamada Julia Acsa. Eu e meu esposo, que é evangelista, somos membros da Assembléia de Deus em Ibes, Vila Velha-ES.

    Canto desde os 5 anos de idade e com 7 anos já cantava e tocava violão na igreja. Somente aos 12 anos de idade gravei o meu 1° disco (vinil). Com uma carreira abençoada, tenho gravado quase um CD por ano. Atendo convites por todo país e por todo mundo. A Minha fidelidade, seriedade e compromisso com as coisas de Deus, fazem com que minha agenda seja muito concorrida. já cantei em todo território brasileiro e tambem ja viajei para cantar em muitos outros países.

    Com uma carreira de 27 anos, com 24 CDs gravados, Sou um destaque no meio gospel capixaba, nacional e internacional.Ao longo de minha carreira, conquistei alguns prêmios como discos de ouro e de platina.

    Além de cantar, ser mãe, ser esposa, administro, junto com meu esposo, a nossa produtora fonográfica Praise Records, com sede em Vila Velha-ES, que também produz alguns CDs de outros grandes cantores. Além disso, Eu e Reginaldo também atendemos o povo capixaba em nossa loja Lauriete Music, localizada na capital do estado, com todo artigo evangélico.
    www.lauriete2010.blogspot.com

    ResponderExcluir